TIM contrata fibra neutra da V.tal para triplicar banda larga fixa
A TIM anunciou que vai usar a rede de fibras óticas da V.tal, spinoff da Oi para rede neutra, para triplicar a cobertura na oferta de banda larga fixa, atualmente em 32 cidades.
“A TIM terá à disposição os mais de 18 milhões de casas passadas com fibra óptica da V.tal para acelerar a expansão da TIM Live Ultrafibra pelo país, com foco em ofertas com velocidades de 1Gbps. A parceria contempla também o uso da infraestrutura de rede da V.tal para conectar inicialmente 2.500 sites de 5G da TIM em diversas cidades”, disse a operadora, em nota.
A TIM, originalmente uma operadora móvel pura, tem ofertas de banda larga fixa somente em 31 cidades do país, além do Distrito Federal. pela “TIM Live Ultrafibra”. A empresa tem cerca de 700 mil clientes, sendo a oitava em número de acessos no país e 1,7% do mercado total. “Com a parceria, a TIM ampliará a presença para mais de 100 cidades”, informou a operadora.
“Ao optar pelo modelo de negócio de rede neutra em parceria com a V.tal, conseguimos expandir rapidamente para novos mercados e melhorar nosso retorno sobre o capital, o que contribui para a estratégia da TIM de crescimento rentável e também para a democratização do uso da banda larga fixa de alta velocidade pelo Brasil”, diz o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli.
Para a V.tal, que nasceu da venda das fibras óticas da Oi para o banco BTG, o acordo com a TIM fortalece a estratégia de “rede neuta”. “A parceria com a TIM, sendo uma das maiores operadoras do país, é muito estratégica para a V.tal pois solidifica a nossa atuação como a maior empresa de rede neutra no mercado. Contribuir para a disseminação da banda larga de ultra velocidade e do 5G por meio desse acordo com a TIM nos enche de orgulho, pois assim a V.tal materializa seu propósito que é fornecer infraestrutura para potencializar o surgimento de novas aplicações digitais”, diz Amos Genish, CEO e Presidente do Conselho de Administração da V.tal.