TIM contrata mil VSATs da Gilat para expandir oferta de 4G IoT na agricultura
Por meio de comunicado à imprensa nesta segunda-feira, 01/04, a TIM Brasil e a Gilat Satellite Networks Ltd., anunciaram que a solução de backhaul por satélite do Gilat será usada para oferecer serviços 4G a áreas não atendidas, tais como rodovias e pequenas cidades, bem como ao segmento IoT do agronegócio. Inicialmente, a Gilat fornecerá mil VSATs para complementar o programa de cobertura de celular da TIM chamado “4G TIM no Campo”.
“A parceria com a Gilat permitirá que a TIM Brasil utilize o projeto ‘4G TIM no Campo’ para estender sua cobertura 4G da costa litorânea ao interior do país em benefício do mercado IoT do agronegócio”, afirma Marco Di Costanzo, diretor de engenharia da TIM Brasil. “A solução de backhaul por satélite da Gilat permitirá que a rede 4G ampliada garanta conectividade a máquinas e operadores para fazer o monitoramento e o controle em tempo real de colheitadeiras e tratores agrícolas, assegurando decisões economicamente eficazes, melhor gestão das plantações em níveis maiores de velocidade, eficiência e produtividade no fluxo produtivo.”
“Estamos muito animados para apoiar a iniciativa da TIM Brasil de estender a cobertura 4G para as áreas rurais do Brasil, contribuindo assim com as ações IoT do agronegócio”, destaca Tobias Dezordi, vice-presidente regional da Gilat para a América Latina. Além do projeto “4G TIM no Campo”, que já oferece conectividade para grandes parceiros agrícolas e de usinas, a TIM Brasil está planejando uma completa cobertura nacional para levar seus serviços 4G ao interior do país e contribuir para aumentar a produtividade do Brasil rural.
O projeto permitirá a comunicação entre o campo e os escritórios, abordando um dos principais desafios do agronegócio. Também fornecerá conectividade robusta em tempo real e automação para, definitivamente, possibilitar a entrega mais rápida de produtos aos mercados corretos. Os valores do contrato não foram revelados pelas partes.