TIM lança no Rock in Rio antena que turbina 5G
ERB da Huawei amplia cobertura em 30% e capacidade em 50%. "Será primeiro uso nas Américas", diz o CTO da TIM, Marco Di Constanzo.
Para dar conta de um tráfego de dados estimado em 400 TB, a TIM incrementou a cobertura 5G para o Rock in Rio 2024. São esperadas 130 mil pessoas por dia na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, e a operadora promete que elas vão entender porque a nova geração se traduz em mais banda e menos latência.
“Estamos esperando um volume de tráfego três vezes maior do que em 2022 e como novidade seremos a primeira operadora nas Américas a utilizar a antena MetaDual, desenvolvida pela Huawei, que consegue prover 30% mais cobertura e 50% mais capacidade”, explica o CTO da TIM, Marco Di Costanzo.
O equipamento é dual porque utiliza as frequências de 3,5 GHz e de 2,3 GHz para alcançar a performance prometida. E tem três vezes mais transmissores e receptores que uma estação radio base normal. A TIM vai instalar 90 ERBs no Rock in Rio.
“É uma antena desenvolvida para eventos desse porte, que precisa atender alta densidade de público e de tráfego. Estamos sendo pioneiros na utilização e ao longo dos próximos anos, na implementação da rede 5G, esperamos usar também onde a demanda requer esse tipo de solução”, completou o CTO da TIM.
Na primeira vez que a TIM foi parceira do Rock in Rio, em 2022, 10% dos celulares no festival eram 5G. Desta vez, a TIM espera que 30% dos aparelhos de sua base presentes ao evento sejam da nova geração de banda larga móvel.
O Rock in Rio 2024, que marca 40 anos do primeiro show, acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.