Tragédia em Petrópolis: teles fazem força-tarefa por redes fixas e móveis
As operadoras Claro, Oi ,TIM e Vivo se posicionaram com relação aos serviços em Petrópolis, cidade do interior do Rio de Janeiro, atingida por uma forte chuva, que causou muita destruição e a morte, até o momento, mais de 200 pessoas.
De acordo com a Claro, “todas as estações de transmissão móvel estão sendo monitoradas e operam normalmente nesse momento, apesar de algumas indisponibilidades de energia e da dificuldade de acesso para abastecimento de combustível nos geradores”. Segundo ainda a tele, a “rede fixa da Claro também está sendo recuperada em locais onde foi afetada, desde que as condições de segurança e o suprimento de energia elétrica possibilite a recuperação dos serviços”.
Informa ainda que vai conceder ainda um bônus gratuito de internet móvel para todos os clientes da região, inclusive para linhas pré-pagas ativas e sem crédito no momento. O bônus tem validade de 7 dias e oferece 1GB que pode ser utilizado também em aplicativos de mensagem, buscando auxiliar nas comunicações emergenciais necessárias nesse momento.
Já a Oi “informa que seus serviços de telefonia estão funcionando em Petrópolis, após a companhia ter mobilizado equipes de emergência e deslocado outras equipes para atuar no restabelecimento de serviços afetados pelo temporal que atingiu a região. A Oi acrescenta que casos pontuais de falta de serviços podem ser ocasionados pela dificuldade de acesso das equipes às áreas destruídas pelo temporal, e que suas equipes continuam de prontidão para atendimento dentro das condições permitidas para atuação de seus técnicos. A companhia se solidariza com as famílias das vítimas da tragédia em Petrópolis”.
A TIM diz que mobilizou equipamentos e equipes de campo para ajudar na recuperação da rede da operadora, fazendo o possível diante do cenário da cidade. Também instalou geradores nos locais em que havia acesso para suprir a ausência de energia elétrica e acelerar o reestabelecimento dos serviços. As teles admitem que há ‘falhas pontuais’, uma vez que houve muita destruição em vários pontos de Petrópolis. A TIM reforça ainda que apenas um dos seus sites no município está fora do ar por conta da tragédia. A Vivo assegura que trabalhou também para recuperar o quanto antes sua infraestrutura de telecomunicações, com equipes de emergência e uso de geradores.
Em nome das operadoras, a Conexis Brasil Digital também se posicionou. A entidade reforçou “a solidariedade com toda a população de Petrópolis (RJ) pela tragédia ocorrida após as fortes chuvas que atingiram a região.” Destacou ainda que o setor de telecom” vem trabalhando para manter a conectividade da população, com o monitoramento das estações de transmissão móveis, mobilização da equipe técnica e envio de unidades geradoras de energia para antenas, além de se colocar à disposição das autoridades competentes para contribuir para amenizar os efeitos da tragédia.”