Telecom

Um em cada cinco brasileiros tem internet móvel ruim

A empresa de pesquisa de tráfego Opensignal divulgou um novo relatório sobre a qualidade da internet móvel no Brasil. E a constatação é de que um em cada cinco usuários brasileiros tem velocidade média de download abaixo de 10 Mbps ou experiência de vídeo ruim.

Enquanto isso, 18,2% dos usuários têm uma experiência de vídeo ruim, o que significa que, em média, eles enfrentam tempos de carregamento muito altos ou altos níveis de travamento, ou só conseguem transmitir vídeo sob demanda em resoluções abaixo de 720p.

A qualidade é pior em algumas regiões. Mais de um quarto dos usuários no Amazonas, Minas Gerais e Roraima experimentam velocidades médias de download abaixo de 10 Mbps: Roraima, Minas Gerais e Amazonas estão entre os estados com maior percentual de usuários com velocidades médias de download abaixo de 10 Mbps — 29%, 27,2%, e 26% respectivamente. 

No outro extremo da escala, o Distrito Federal observa a maior proporção de usuários de smartphones com velocidades médias de download de 100 Mbps ou mais – 3,3%

Roraima tem a maior porcentagem de usuários de smartphones com experiência de vídeo ruim em todos os estados do Brasil: o Distrito Federal tem a menor proporção de usuários de smartphones com experiência de vídeo ruim (abaixo de 48) em todos os territórios brasileiros — 13,7% — seguido por Goiás (15,7%). ) e São Paulo (16%). Por outro lado, 26% dos usuários de smartphones no estado de Roraima, no extremo norte, têm a experiência de streaming de vídeo com classificação mais baixa, à frente de 23,8% dos usuários de smartphones no Tocantins.


Botão Voltar ao topo