Um em cada três smartphones terá Inteligência Artificial nativa
Um em cada três smartphones terá recursos nativos de inteligência artificial e aprendizado de máquina em 2020, sustenta um levantamento da empresa de pesquisas de marketing Counterpoint. Ela lista ‘sistemas no chip’, ou SoC, desenvolvidos por Apple, Huawei e Qualcomm indicando o que será a regra do mercado em um futuro próximo.
“Aprendizado de máquina e IA não tiveram destaque nas aplicações de smartphones até esta segunda metade de 2017 devido à limitada capacidade de processamento dos CPUs dos smartphones. Aplicações de IA exigem grandes capacidades de processamento de dados mesmo para tarefas pequenas. Enviar e receber essas informações armazenadas em ‘nuvem’ é potencialmente difícil, consome tempo e requer conexões sólidas, o que nem sempre está disponível. A resposta é ter recursos de IA ‘on-board’”.
Segundo o relatório, a rápida adoção de inteligência artificial nos smartphones vem puxada pelo uso de tecnologias de reconhecimento facial, que já aparecem nos iPhones X e serão acompanhadas por outras empresas. Os usos mais comuns imaginados são traduções em tempo real e melhores fotografias, mas há campo aberto para análise de dados em geral, inclusive para garantir maior segurança aos equipamentos e aos dados neles armazenados ou melhorar a performance de aplicações relacionadas à saúde.
“De modo geral, a expectativa é de que smartphones com capacidades de inteligência artificial se proliferem rapidamente no topo do mercado, mas com relativamente rápida adoção em equipamentos ‘medianos’ a partir do final de 2018. Até 2020, mais de um terço dos embarques serão de smartphones com recursos nativos de IA.”