Varejista adota plataforma Web/Mobile construída pela Brain, da Algar Telecom
O Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, conduziu e apoiou no desenvolvimento de uma solução personalizada para a empresa Raymundo da Fonte, fabricante de produtos de higiene doméstica, pessoal e condimentos, aprimorar o seu relacionamento com o pequeno varejista e impulsionar os resultados do negócio.
Diante da compreensão das dores da companhia, a proposta foi desenhada para sanar problemas associados ao canal de varejo, como baixa recorrência de compra, alto índice de compra única e tempo elevado de equipe com suporte ao cliente. Esse foi o primeiro case de consultoria do Brain desde que o ICT se abriu ao mercado para apoiar empresas fora do grupo Algar em seus desafios de inovação.
No primeiro case de consultoria do Brain, centro de inovação em negócios digitais da Algar Telecom, a fabricante de produtos de higiente doméstica, pessoal e condimentos, Raymundo da Fonte, comprou uma plataforma Web/Mobile de compra digital voltada para dar suporte e para relacionamento de clientes diretos e indiretos.
Foi desenvolvido um aplicativo online e responsivo para facilitar a realização dos pedidos de forma rápida, autônoma e independente da força de vendas atual, além de um Chatbot integrado aos sistemas da empresa para dar suporte a toda a cadeia –do pré ao pós-venda.
A estratégia foi iniciada em 2021, a partir do estudo da base de clientes da companhia, seguido das fases de adaptações técnicas dos sistemas e implementação das plataformas. Nos três primeiros meses de operação da solução – iniciada em Março deste ano– a performance B2B da empresa apresentou um crescimento no faturamento de 61% entre Abril e Maio.
No mesmo período, a Raymundo da Fonte também verificou um aumento de 52% nas positivações – indicador que mede o desempenho do time de vendas a partir da relação entre as interações clientes e o número de vendas a partir desses contatos. O líder da Brain Solutions, Leandro Nazareth, observa que a Raymundo da Fonte tinha um desafio comum a várias outras empresas da indústria de higiene e limpeza: chegar no pequeno varejista.
A partir desse cenário, foi criada uma solução que aperfeiçou a jornada da compra, na qual o pequeno varejista pode realizar o seu pedido via aplicativo na palma de sua mão, de forma mais rápida e eficaz, evitando a ruptura de estoque na gôndola. “Vamos ampliar cada vez mais o uso desta ferramenta através dos estudos e do apoio do Brain”, comentou Fábio Farias, Gerente Comercial de Novos Negócios da Raymundo da Fonte.
Novas frentes de atuação do Brain
Em 2021, o Brain (centro de inovação fundado pela Algar Telecom) ampliou sua atuação e deixou de atuar somente para as empresas do grupo Algar, abrindo-se ao mercado com novas frentes de serviços (Brain Solutions): consultoria para médias e grandes empresas em programas de inovação e desenvolvimento de novos negócios; educação profissional; e lab para co-criação, com aplicação de metodologias de inovação como Design Thinking e prototipação para clientes estratégicos que precisem de ambientes de experimentação.