Vivo avança na oferta de hardware como serviço no B2B com notebook 5G e WiFi 6E
O primeiro notebook 5G com WiFi 6E chegou ao Brasil pela Lenovo, com chip snapdragon, o primeiro em PC da Qualcomm, e associado a estratégia da Vivo para unificar hardware e soluções, indo além da conectividade. Batizado de ThinkPad X13s, o notebook une 5G e Wifi 6E, além de ter funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial. Esse também é o primeiro lançamento mundial com Windows de 5 nanômetros, o que aumenta o desempenho e reduz o consumo de energia.
O diretor de produtos da Lenovo, Leandro Lofrano, revelou ainda que o notebook foi testado para ter bateria de longa duração, pelo menos 28 horas. O equipamento ainda não é fabricado no Brasil. “Precisamos entender como o mercado brasileiro vai entender esse segmento para saber se haverá volume para a fabricação local”, disse.
O custo do notebook – em torno de R$ 11 mil – é elevado, mas Lenovo, Qualcomm e Vivo sustentam que para o B2B, hoje, eficiência e produtividade são diferenciais. No caso da Vivo, por exemplo, o notebook 5G permitirá vender além da conectividade. “Vamos oferecer o notebook como serviço, associado a um pacote de 100 GB, além das aplicações corporativas que temos”, contou o diretor de Marketing da Vivo B2B, Gabriel Domingos.
Para a Qualcomm, afirmou o diretor de desenvolvimento de negócios, Hélio Oyama, levar os atributos do smartphone para o PC é um diferencial para a fabricante, que assume seu posto de concorrente em chips para PCs com a Intel. Os notebooks corporativos voltam à cena com a retomada do trabalho e com a necessidade das empresas de buscarem um controle maior das atividades dos seus funcionários, até em função do compliance e das exigências da Lei de Proteção de Dados Pessoais.
“Sim, as empresas estão vendo o que vão fazer para as suas próximas aquisições de hardware. O BYOD (Bring Your Devices) não acabou, mas há a necessidade de se ter agora um cuidado maior. Há informações sensíveis trafegando nas redes e que não podem ser expostas”, observou Leandro Lofrano, da Lenovo.