Telecom

Vivo vai ampliar 4G e construir rede de fibras em novo acordo com Anatel

A Anatel e a Vivo assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta, aprovado em dezembro de 2021, que prevê a troca de R$ 434,1 milhões em multas por compromissos de investimento. O TAC foi publicado no Diário Oficial da UnIão desta quinta, 3/3. O valor é bem mais modesto que a primeira tentativa de acordo entre a empresa e a agência, que chegava a R$ 5 bilhões. 

O novo acordo que converte multas em aportes envolve processos que apuram irregularidades de qualidade e de direitos e garantias dos usuários. Esses investimentos devem garantir, ao longo de quatro anos, a melhoria dos serviços e a ampliação da cobertura móvel, nos seguintes termos: 

1) atendimento de 284 municípios, com instalação de 337 novas ERBs, em até quatro anos;

2) instalação de 1,2 mil portadoras em 653 municípios que já possuem cobertura 4G;

3) instalação de sete elementos de núcleo de rede em regiões com elevada queda de transmissão nos municípios de Salvador/BA, Belém/PA e Fortaleza/CE;


4) instalação de dez elementos de núcleo de rede em Palmas/TO, Teresina/PI, Rio Branco/AC e Macapá/AP; e

5) melhoria e manutenção dos indicadores de queda e conexão de voz e conexão de dados nas tecnologias 3G e 4G em municípios apontados como críticos.

A Vivo terá  ainda que assumir como compromisso adicional, a construção de backbone de fibra óptica em 31 municípios nordestinos. Deverão ser construídas três rotas em quatro estados – Piauí, Pernambuco, Bahia e Alagoas –, totalizando mais de 1 mil km de fibra, com obrigatoriedade de compartilhamento.

Botão Voltar ao topo