Telecom

Whatsapp volta a limitar encaminhamento de mensagens para evitar ‘fake news’

O WhatsApp anunciou nesta terça, 7/4, uma nova medida na tentativa de diminuir a disseminação de informações falsas na plataforma. O app adotou um novo limite de forma que mensagens encaminhadas com frequência só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez. Esse limite entra em vigor assim que uma mensagem foi encaminhada anteriormente cinco vezes ou mais.

“Para tornar o WhatsApp ainda mais pessoal, criamos o conceito de mensagensencaminhadas muitas vezes e adicionamos uma etiqueta de setas duplas para indicar que essas mensagens não foram criadas pelo contato que as enviou”, avisa o app, em seu blog. 

“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez”, completa. 

Diz ainda o aviso da plataforma que “muitos usuários encaminham informações úteis, vídeos divertidos, pensamentos ou orações que têm um significado especial e pessoal para seus contatos (…), entretanto, temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas”. 

Além disso, a versão beta mais recente contém uma maneira de permitir que os usuários descubram mais informações sobre mensagens encaminhadas. Essa ideia envolve a exibição de um ícone de lupa ao lado dessas mensagens frequentemente encaminhadas, dando aos usuários a opção de realizar uma pesquisa na web, na qual podem encontrar resultados de notícias ou outras fontes de informação. A verificação dessas mensagens antes do encaminhamento pode ajudar a reduzir a disseminação de rumores. Este recurso está atualmente em teste e compartilharemos atualizações sobre as próximas etapas.


Botão Voltar ao topo