O mercado latino-americano de smartphones mostrou um forte ressurgimento nas remessas no terceiro trimestre de 2023, após seis trimestres consecutivos de declínio. As remessas para a região cresceram 17% em relação ao ano anterior, atingindo 31,8 milhões de unidades. Este aumento no crescimento materializou-se após um período de estabilização dos inventários dos canais, juntamente com um ambiente de consumo favorável antes da época de pico de vendas.
A Samsung manteve-se firme no primeiro lugar, crescendo 2% anualmente e conquistando 31% de participação de mercado. Isto foi impulsionado pela expansão robusta da sua série A econômica, complementada por táticas eficientes de canal e gestão de inventário.
A Motorola garantiu o segundo lugar com uma participação de mercado de 19%, apesar de ter caído 2%. Seu declínio resultou predominantemente de seus dispositivos de médio a alto padrão. Os destaques do trimestre foram Xiaomi e Transsion, que apresentaram taxas de crescimento anual de 43% e 159%, respectivamente.
A Xiaomi recuperou nos seus principais mercados, como Chile, México e Peru, enquanto a Transsion continua a desenvolver a sua estratégia focada em nichos de mercado através das marcas Infinix e Tecno. A Apple completou os cinco primeiros com uma participação de mercado de 4%, diminuindo 9% ano a ano.
No terceiro trimestre de 2023, os principais mercados da região cresceram dois dígitos em meio à melhoria da demanda e aos fornecedores que impulsionavam portfólios renovados antes da temporada de férias.
Brasil e México voltaram a crescer, impulsionados por melhores projeções econômicas, estabilização de estoques e recuperação da demanda. O Chile mostrou sinais de estabilização após medidas implementadas durante a pandemia que afetaram significativamente o consumo até ao primeiro semestre de 2023. A América Central e o Peru emergiram como mercados-chave para novos fornecedores, onde Transsion, Honor e ZTE cresceram três dígitos.
O mercado colombiano foi a única exceção ao crescimento da região, debatendo-se com uma desaceleração de 11% causada pela diminuição da atividade económica durante o trimestre, ligada à decisão estratégica do Banco da República de elevar as taxas de juro, um movimento que visa estabilizar a economia e mitigar a inflação elevada e persistente.
Os fornecedores que se destacaram no terceiro trimestre de 2023 foram os players chineses Xiaomi, Transsion, Honor, Oppo e ZTE. O crescimento de 43% da Xiaomi fez a empresa atingir o maior volume trimestral na América Latina. O desempenho foi particularmente forte no Brasil, México e Chile, impulsionado pelo Redmi 12, 12C, Note 12S e Note 12 4G.
A Transsion continuou a alavancar os mercados normalmente inexplorados da região, como a América Central, as Caraíbas e o Equador, aumentando mesmo os seus envios. Além dos cinco primeiros, a Honor foi o fornecedor que mais cresceu, com um aumento de 123% ano a ano.
A Honor está seguindo uma estratégia de canal semelhante à que a Huawei empregou há alguns anos para ganhar terreno e seu progresso na América Latina é importante em meio às suas ambições de IPO. A Oppo e a ZTE cresceram 47% e 88%, respetivamente, e recuperaram em mercados-chave como o México, a Colômbia e o Peru, num contexto de níveis de inventário mais saudáveis.
Apesar do crescimento substancial no terceiro trimestre e das perspectivas otimistas para o quarto trimestre de 2023, a perspectiva de médio a longo prazo para a América Latina permanece incerta, avalia a Canalys.
“As incertezas sociais e políticas estão prestes a injetar volatilidade na procura, levando os fornecedores a prepararem-se para flutuações significativas no desempenho do mercado. No entanto, prevê-se que a tendência geral seja de crescimento, uma vez que a necessidade persistente de smartphones impulsionará o crescimento contínuo da base instalada nos próximos anos”, diz análise da consultoria.
Nessa leitura, fornecedores que buscam uma posição estabelecida de longo prazo devem priorizar o planejamento estratégico em detrimento de decisões táticas de curto prazo. Isto inclui garantir a rentabilidade local, práticas contínuas e robustas de gestão de inventário, oferecer dispositivos com uma mensagem de marca clara e cultivar relacionamentos com canais. Enfatizar esses pilares estratégicos é crucial, especialmente com o aumento previsto no ciclo de atualização de dispositivos de gama baixa a média comprados em 2021, previsto para o próximo ano.