TV Digital: No GIRED, Moisés Moreira vai mediar conflito entre teles e radiodifusão
Moisés Moreira, recentemente empossado como conselheiro da Anatel, a partir da indicação do ex-ministro, Gilberto Kassab, será o novo presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). Ele, inclusive, já participou do GIRED secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Moreira terá pela frente a responsabilidade de gerenciar uma disputa milionária entre TVs e operadoras de telecomunicações, por conta dos quasee R$ 800 milhões de sobras dos recursos previstos para a migração da faixa de 700 MHz.
Os radiodifusores já apresentaram uma proposta efetiva para que boa parte desse dinheiro seja destinada, além da distribuição de conversores, à digitalização de municípios onde as transmissões atuais, analógicas, foram financiadas pelas prefeituras. São cerca de 3 mil retransmissoras em mais de 1,6 mil municípios onde a TV só chegou porque as próprias cidades compraram as antenas.
Mas as operadoras também querem usar esses recursos para a expansão da banda larga. Decisão, agora, será do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes. O ex-ministro Gilberto Kassb sinalizou ficar a favor dos radiodifusores, mas a Anatel se mostrou favorável a usar o montante para a expansão da banda larga móvel.