Vendas online cresceram 7,3% em junho, aponta Mastercard
Os brasileiros estão cada vez mais comprando online. As vendas pela internet subiram em 7,3% junho em comparação com 12 meses antes, segundo levantamento da Mastercard. Segundo a operadora, três setores – farmacêutico, de vestuário e eletrônicos – ajudaram a impulsionar o aumento do comércio online, com desempenho bem acima da média do canal.
Em junho, o volume total de vendas – incluindo e-commerce e vendas em lojas físicas com todos os tipos de pagamento – aumentou 0,5% no ano a ano (não considerando as vendas de automóveis e materiais de construção). Vestuário, produtos farmacêuticos e itens pessoais e domésticos superaram as vendas totais, enquanto os setores de móveis, eletrodomésticos, supermercados e combustíveis apresentaram desempenho abaixo do esperado.
No segundo trimestre, o volume total de vendas no varejo fechou com uma leve desaceleração de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas no varejo online subiram 8,0% no segundo trimestre, um pouco abaixo do crescimento de 10,2% no primeiro trimestre deste ano.
Desempenho das regiões brasileiras no primeiro trimestre: O Sul (1,7%) apresentou desempenho acima da média, enquanto o Norte (-1,9%), Nordeste (-0,6%), Sudeste (-0,6%) e Centro-Oeste (0,2%) ficaram abaixo do total do varejo, em relação ao mesmo período do ano anterior.