Mercado

Big data do SAS ajudou Dataprev a reduzir de 18 para cinco horas o tempo de processamento dos dados

A partir do uso do big data analytics do SAS, com quem fechou contrato no ano passado, a Dataprev informa que reduziu o tempo de processamento de dados para a concessão do Auxílio Emergencial de 18 horas para cinco horas. A análise dos dados é feita por equipes técnicas da estatal de TI que geraram uma “base analítica” em ambiente seguro nos data centers da empresa – que são certificados internacionalmente. A base é composta por informações disponíveis de todos os brasileiros nos 24 repositórios de dados de diferentes instituições oficiais – indicadas pelo órgão gestor, o ministério da Cidadania. Somam bilhões de registros.

“Fizemos todo o processamento do primeiro lote no tempo acordado e, 12 dias após a publicação da Medida Provisória n. 1.039, foi possível concluir esse trabalho. São mais de 40,4 milhões de cidadãos que foram processados nessa primeira etapa. Todo esse esforço conjunto das equipes envolvidas demonstra mais uma vez a união do Governo Federal para atender a quem mais precisa em um momento tão difícil”, afirmou o presidente Gustavo Canuto.
 
A base analítica funciona como referência de dados dos requisitos do programa e é utilizada no sistema de cruzamento das informações. O sistema foi desenvolvido pela Dataprev em cinco dias, após definição das regras do programa estabelecidas pela Medida Provisória n. 1.039.
 
Na análise e cruzamento de dados, a Dataprev utiliza uma solução tecnológica do Instituto SAS – em Big Data Analytics. “O trabalho de análise de dados é complexo. Em 2020, na primeira rodada, o sistema levava 18 horas no processamento. Aperfeiçoamos o mecanismo e utilizamos consultoria internacional para melhorar a performance, reduzindo hoje o tempo para cinco horas”, concluiu o presidente Gustavo Canuto.

Os resultados da elegibilidade de 40,4 milhões de cidadãos selecionados pelo Ministério da Cidadania foram enviados à Pasta para aprovação (homologação) e, na sexta-feira, 02/04 estarão disponíveis no Portal de Consultas do Auxílio Emergencial – desenvolvido pela Dataprev. De acordo com a Pasta, os dados também estarão disponíveis nos seguintes canais digitais: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/servicos/auxilio-emergencial e da Caixa (https://www.caixa.gov.br/auxilio/auxilio2021/Paginas/default.aspx).

*Com informações da Dataprev
 


Botão Voltar ao topo