Telecom

Minicom pressiona TCU por edital e leilão do 5G em julho

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, aproveitou o lançamento de uma campanha para incentivar municípios a facilitarem a instalação de antenas, nesta terça-feira, 4/5, para destacar a intenção de realizar até julho deste ano o leilão do 5G. Mas, para isso, é preciso que o Tribunal de Contas da União aprove os termos previstos pela Anatel. 

“Este ano temos uma prioridade, o leilão 5G, nossa meta número 1. A nossa ideia é que o leilão ocorra em julho. Lógico que foge um pouco de nós. Está no Tribunal de Contas da União. Vou esperar a decisão deles”, afirmou Faria ao participar do evento online pelo  “Movimento Antene-se”. 

Em que pese dúvidas da Corte de Contas sobre pontos do edital – das indenizações a operadoras de satélites aos compromissos de investimentos – o ministro das Comunicações afirmou que não pretende responder a questionamentos da área técnica. 

“O relator [Raimundo] Carreiro daqui a pouco deve levar o voto para o Pleno. Até lá não estou me pronunciando. Vou esperar o voto dos ministros, a decisão deles, para fazer alguma manifestação. Porque se eu fosse responder a cada auditor, a cada técnico, teria que cancelar tudo aqui no Ministério para ficar respondendo”, emendou Faria. 


Botão Voltar ao topo