Vídeo streaming puxa alta de 41% em publicidade digital no 1º tri
Os investimentos publicitários no Brasil movimentaram R$ 11,2 bilhões no primeiro trimestre de 2021, de acordo com análise da Kantar Ibope Media apresentada nesta sexta, 7/5, em webinar para o mercado publicitário. O valor representa queda de 1,2% sobre o mesmo período do ano passado.
Segundo o levantamento, a retração é explicada pelo impacto em setores mais afetados pelas medidas de contenção ao Covid-19, como Turismo (-43%), Bebidas (-27%) e Automotivo (-27%). Por outro lado, houve crescimento em alguns segmentos, especialmente Imobiliário (+53%), Telecomunicações (43%) e Eletros & Informática (+36%).
De acordo com a Kantar Ibope, os negócios digitais, e-commerce, delivery, fintechs, vídeos sob demanda e mídias sociais, apresentaram crescimento significativo nos últimos meses, provavelmente impactados por algumas mudanças de comportamento dos consumidores. Os investimentos desse grupo subiram 37% e as inserções em meios além da internet, como TV e mídia exterior (OOH), cresceram 41%.
Individualmente, o segmento de vídeo sob demanda, caso das plataformas de streaming via internet como Netflix, Prime e Disney+, aumentou os investimentos publicitários em 151% entre janeiro e março de 2021 versus o mesmo período do ano anterior.
Segundo a pesquisa da Kantar Ibope, o mesmo movimento aconteceu com as Fintechs – a alta dos investimentos publicitários das startups financeiras foi de 71%. Já as propagandas do segmento de comércio eletrônico como um todo teve alta de 18%.