Open RAN avança no Oriente Médio atento ao 4G e ao 5G
Cinco das maiores operadoras do Oriente Médio se comprometeram a implantar RAN aberto. Em uma declaração conjunta, Etisalat Group, Saudi Telecom Company (STC), Zain Group, Mobily e du, afiliada da Etisalat, com sede na Arábia Saudita, assinaram um acordo para compartilhar conhecimento sobre a nova infraestrutura e de implantação nas suas operações.
O grupo observou que a mudança para a arquitetura aberta ofereceria suporte a novos participantes no espaço de equipamentos de rede, obteria eficiência de custos e permitiria redes mais ágeis e flexíveis em 4G e 5G. Juntamente com a implantação de RAN aberto, o grupo apoiou a virtualização e a automação da rede para permitir uma “mudança fundamental na forma como as operadoras gerenciam as redes e fornecem serviços”.
Os benefícios citados incluem a possibilidade de adicionar ou mudar a capacidade de rede de forma mais rápida; a resolução de incidentes de rede e a possibilidade de fornecer “serviços de nível empresarial” sob demanda. “Esta é uma oportunidade extraordinária para as operadoras do Oriente Médio se unirem para promover o desenvolvimento de uma tecnologia aberta que ajudará a aumentar a flexibilidade e eficiência de nossas redes”, pontuou o CTO do grukpo Etisalat, Hatem Bematraf.
A promessa conjunta vem com um número crescente de operadoras e fornecedores de volta à tecnologia RAN aberta em todo o mundo, com vários projetos e testes já em andamento.
*Fonte: Mobile Live World