Telefónica escolhe IBM para fazer plataforma 5G nativa na nuvem
A IBM anunciou um acordo de vários anos com a Telefónica, para implementar o UNICA Next, a primeira plataforma de rede 5G nativa da nuvem da Telefónica. A rede da Telefónica será construída no IBM Cloud Pak for Network Automation, Red Hat OpenShift e Juniper Networks Apstra e tecnologia QFX. “A plataforma foi planejada para ser uma nova plataforma compatível com a tecnologia de rede aberta de padrão aberto que será implantada em vários centros de dados centrais, regionais e distribuídos, oferecendo baixa latência e alta largura de banda, enquanto é capaz de fornecer serviços de maneira ágil”, segundo comunicado das empresas.
A Telefónica contratou a IBM Global Business Services, um integrador de sistemas e o braço de consultoria e serviços de transformação digital da IBM, Red Hat e Juniper Networks para implantar a plataforma nativa em nuvem.
“Construir a plataforma UNICA Next com sua arquitetura de rede de próxima geração mostra como é importante construir a infraestrutura agora para dar suporte à implantação de 5G. O 5G tem potencial para oferecer suporte a milhares de casos de uso e aplicativos para consumidores e empresas em todos os setores”, disse Javier Gutierrez, diretor de Estratégia, Rede e Desenvolvimento de TI da Telefónica.
Os data centers UNICA Next estão planejados para serem implantados a partir de outubro, segundo o comunicado. Segundo as empresas, a plataforma permitirá melhorias contínuas na implantação e gerenciamento, incluindo a habilitação de novos serviços.
A integração do software IBM Cloud Pak for Network Automation com o UNICA Next permite a orquestração orientada por intenções, suportando o gerenciamento de ciclo de vida de ponta a ponta de diferentes elementos de nuvem de rede e funções de rede, incluindo núcleo 5G. A Telefónica informou que já implementou o IBM Cloud for Telecommunications na Europa.