Explosão de dados obriga revisão das redes LAN e WAN
As redes locais (LAN) e de longa distância (WAN) também vão passar por uma revisão diante da explosão de dados trafegados e das necessidades cada vez maiores ligadas à segurança da informação, observa o gerente de Engenharia de Sistemas da Aruba, Flávio Póvoa.
Segundo ele, o momento é de questionar: onde eu vou tratar os dados gerados por mais e mais dispositivos conectados à rede? “Nem sempre é fácil fazer o streaming dos dados para a nuvem. É aqui que o edge computing se consolida como o melhor lugar para fazer o processamento local”, diz Póvoa.
Ele cita um projeto de um estádio de futebol. “Há uma previsão de conectar 12 mil dispositivos conectados à rede, como catracas, painéis de rede, entre outros. Tem de ter processamento local para dar conta desse volume de informações”, destaca.
E como nos data centers, a segurança ganha atenção redobrada. Em 2021, houve um crescimento de 700% nos ataques aos dispositivos IoT e a tendência é que cada vez mais os hackers busquem vulnerabilidades para entrar nas redes, o que obriga aos gestores de rede a repensarem diariamente suas estratégias de segurança. Assistam a entrevista com Flávio Póvoa.