AMD compra startup de datacenters por R$ 9 bilhões
A AMD anunciou nesta segunda, 4/4, que comprou a startup de otimização de data center Pensando por aproximadamente US$ 1,9 bilhão (R$ 9 bilhões). Os produtos da empresa incluem um processador de pacotes programável que gerencia como as cargas de trabalho se movem pela infraestrutura de hardware, retirando o trabalho da CPU sempre que possível para aumentar o desempenho. A empresa afirma ter um desempenho entre 8 a 13 vezes melhor do que produtos concorrentes de empresas como Nutanix, VMware, Cisco e outras.
O preço exato do negócio será definido quando for determinado o capital de giro e outros ajustes da Pensando, segundo a AMD. No entanto, espera-se que o negócio seja fechado no segundo trimestre, sujeito à revisão regulatória habitual.
A presidente e CEO da AMD, Lisa Su, disse que a aquisição visa ajudar os operadores de data centers a reduzir o custo de propriedade usando software para extrair até o último pedaço de eficiência. “Hoje, com a aquisição da Pensando, adicionamos uma plataforma líder de serviços distribuídos ao nosso portfólio de CPU, GPU, FPGA e SoC adaptável de alto desempenho. A equipe Pensando traz experiência de classe mundial e um histórico comprovado de inovação em nível de chip, software e plataforma”, disse ela em comunicado.
Patrick Moorhead, fundador e analista principal da Moor Insight & Strategies, que acompanha de perto a indústria de chips, disse que isso dá à AMD um conjunto chave de ferramentas de software dentro dos data centers. “NPUs (unidades de processamento neural) e IPUs (unidade de processamento de infraestrutura) realizam o descarregamento da rede para que o servidor possa fornecer um nível consistente de desempenho para os aplicativos. Enquanto a solução requer chips e cartões, a estrutura é toda definida por software”, explicou.
No geral, Moorhead disse que é uma boa aquisição para a AMD, dando à empresa os recursos que faltavam. “Isso coloca a AMD no mercado de NPU ou IPU. Ele competirá com Intel, Nvidia e Marvell. Pensando tem uma gama muito boa de clientes corporativos e de nuvem. Eu gosto”, disse.
A Pensando foi lançada em 2017 e arrecadou mais de US$ 300 milhões de empresas como Lightspeed Ventures, Qualcomm Ventures e Hewlett Packard Enterprise, segundo dados da Crunchbase. Os clientes incluem Microsoft Azure, Oracle Cloud e Goldman Sachs.
* Com informações do Techcrunch