O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Globo usou 5G em 26 GHz da Claro no carnaval de São Paulo

A TV Globo transmitiu o desfile de Carnaval do Grupo Especial de São Paulo utilizando a rede 5G, em 26 GHz da Claro, em parceria com uma série de fornecedores, entre eles, Ericsson, Qualcomm e Motorola.  As imagens foram captadas por um cinegrafista equipado com uma “Mochilink” – uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão –, que utilizou a rede 5G para transmitir conteúdo com extrema qualidade. O equipamento utilizado permitiu o tráfego de dados de até 2,5 Gbps e com baixas latências. A rede possibilitou maior mobilidade para conduzir as câmeras, já que elimina a necessidade de cabeamento nos equipamentos.

“A Claro inova mais uma vez ao testar a aplicação da rede 5G em um evento tão relevante como é o desfile de Carnaval do Grupo Especial de São Paulo. Com a rede de quinta geração, a Claro quer trazer ainda mais possibilidades e melhorar a experiência para as programadoras, além de aprimorar a forma como o telespectador se relaciona com as transmissões ao vivo. A aplicação da tecnologia é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país”, comenta Paulo César Teixeira, CEO da Claro.

Para viabilizar a transmissão, a Claro instalou a rede 5G no Sambódromo do Anhembi em colaboração com a Ericsson, Casa Systems, Intelbras, Motorola e Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., que apoiaram as demonstrações com dispositivos (CPEs, APs Wi-Fi e Smartphones). Na ação, smartphones da familia motorola edge foram utilizados como modem para receber o sinal mmWave e retransmitir para o mochilink. O smartphone é alimentado pela plataforma móvel Snapdragon® 8 Gen 1, com sistema de modem-RF Snapdragon X65. 

Botão Voltar ao topo