Mercado

IA vai impulsionar novos modelos de negócios do varejo, como retail media

A regulação do uso dos dados junto com a inteligência artificial está levando ao surgimento de novos modelos de negócios que têm potencial de transformar o varejo. Durante coletiva de imprensa no do VTEX DAY, evento que acontece em São Paulo, Geraldo Thomaz, fundador e coCEO da plataforma de “composable commerce”, uma abordagem que permite a uma empresa selecionar e montar várias soluções de comércio, ressaltou o potencial do chamado retail media.

“A IA vai alavancar muitos modelos de negócios que estão vindo com as regulações de privacidade de dados. A principal delas é o lançamento de retail media, com o dado não saindo do varejista. A IA está possibilitando que isso seja efetivo e fazendo que, de fato, haja engajamento de forma personalidades, o que traz valor para o varejista”, analisou.

O chamado retail media basicamente é o varejo utilizando seu site do comércio eletrônico como um “espaço” de mídia, impactando o consumidor com conteúdos diversos, integrados de maneira fluida em sua jornada de compra. “Estamos aqui lançando a rede de retail media e estamos trazendo — começando hoje [11/04] — anunciantes para anunciar os ativos nos espaços publicitários nos nossos clientes”, adiantou Geraldo Thomaz.

Para ele, essa mídia no varejo tem potencial de ser uma revolução estrutural e mudar modelos de negócios no Brasil e no mundo todo. “O varejo eletrônico vai dar um salto por causa disso, porque a retail media vai monetizar o valor do varejo na relação com o fabricante e anunciante. Estamos empolgados com esta nova estimativa”, assinalou. 

Falando sobre a competição com marketplaces que vendem produtos chineses, Mariano Gomide de Faria, fundador e coCEO da VTEX, destacou que será por meio da tecnologia que os varejistas brasileiros poderão mudar o jogo, seja passando a vender para outros países (comércio transfronteiriço), seja incorporando produtos asiáticos em seus portfólios.


Questionado sobre as empresas — varejistas e de outros segmentos — buscando lançar superapps, Gomide de Faria foi cético ao dizer que superapp já foi febre e agora, cada vez mais, o público quer curadoria. “Querem um concierge commerce e IA vem ajudar nisso”, assinalou. “Vai ter superapp no Brasil? Não cabe a nós decidir, mas seremos o backbone, a espinha dorsal do comércio conectado”, acrescentou.

O VTEX DAY é um dos maiores eventos de comércio digital e ocorre na capital paulista nos dias 11 e 12 de abril, reunindo importantes nomes do varejo e do ecossistema de comércio eletrônico do Brasil. São cerca de 260 expositores e marcas e um público esperado de mais de 20 mil pessoas.  

Botão Voltar ao topo