Governo

Luciana Santos, MCTI: “Não estamos parados à espera do Decreto Presidencial do Plano de IA”

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação prometeu revigorar o supercomputador Santos Dumont ainda no primeiro trimestre de 2025.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse que o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) não está parado à espera do Decreto Presidencial, que deveria já ter sido publicado no final de outubro. “Estamos trabalhando duro. O Decreto é importante sim, mas os trabalhos estão avançando”.

Aos jornalistas, presentes no Fórum de Educação, realizado pela Huawei, em Brasília, nesta sexta-feira, 07/11, onde assinou uma parceria com a fabricante para a formação de jovens em games, Luciana Santos, disse que o supercomputador Santos Dumont será revigorado ainda no primeiro trimestre de 2025.

Indagada pelo Convergência Digital, se o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde o supercomputador está instalado, terá condições de suportar essa nova supermáquina – uma vez que a instituição não tem dinheiro para pagar a conta de luz do atual Santos Dumont – Luciana Santos garantiu que tudo será resolvido. “Vamos funcionar”. A ministra detalhou ainda mais sobre o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Assista a entrevista.

Botão Voltar ao topo