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TIM faz IA dentro de casa e capacita mais de 1000 profissionais de campo na tecnologia

Operadora diz ser a primeira a usar IA na rede para análise preditiva. Todo o algoritmo do motor cognitivo foi desenvolvido dentro de casa.

A TIM informa que é a primeira operadora a usar a Inteligência Artificial na sua Rede para análise preditiva, com foco na eficiência operacional e na melhoria da qualidade do serviço providos para os clientes. Os primeiros resultados apontam para mais de 85% de assertividade do modelo de predição baseado na IA, assegurando precisão nas intervenções preventivas de manutenção, evitando falhas operacionais, reduzindo custos e melhorando a confiabilidade do serviço.

De acordo ainda com a operadora, atualmente 100% da infraestrutura da rede de acesso da TIM conta com o suporte da IA para a predição de ações de manutenção. “A TIM inova e sai na frente, mais uma vez, ao atrelar o uso da IA na manutenção da rede. Passamos a ter o suporte da inteligência artificial para prever possíveis falhas, antecipando a manutenção da infraestrutura e gerando a otimização de custos. Temos a maior e melhor rede móvel do país e é nossa missão garantir uma cobertura de qualidade e contínua para nossos clientes”, ressalta o CTO da TIM Brasil, Marco Di Costanzo.

A utilização inédita da Inteligência Artificial realizando análises preditivas se mostrou eficaz por conta da capacidade do algoritmo em analisar grandes volumes de dados, automatizar tarefas repetitivas e oferecer insights em tempo real. Outro resultado apontado foi a redução de 15% das ações corretivas na rede, que agora passam a ser preditivas com a IA.

Todo o desenvolvimento do algoritmo do motor cognitivo foi feito pela TIM. “Entendemos que é fundamental impulsionar a eficiência da rede por meio da aceleração do uso de inteligência artificial. Estamos trabalhando continuamente para identificar novas oportunidades com a tecnologia na TIM. Já temos mais de 100 casos de uso mapeados com uso da IA e GenAI na companhia e nosso objetivo é ser uma referência internacional para continuar a impulsionar a inovação no nosso mercado, colocando sempre o cliente em primeiro lugar”, ressalta a CIO da TIM Brasil, Auana Mattar.

Ao longo dos últimos seis meses, mais de mil técnicos de campo foram capacitados para trabalhar com a nova tecnologia. Esse movimento no desenvolvimento de novas competências faz parte da estratégia da TIM, que lançou esse ano, a AI Academy, academia corporativa de educação focada em inteligência artificial, que já treinou e vem especializando 100% dos seus mais de 10 mil colaboradores em todo o país.


Além de Rede, outro case de sucesso de uso de IA na TIM é no Atendimento ao Cliente. A assistente virtual TAIS (sigla para TIM Artificial Intelligence System) criada em 2020, tem, em média, 76% de assertividade (sem atendimento humano) para compreender o contexto das conversas nos chatbots e, assim, oferecer respostas mais humanizadas aos clientes. Desde sua implementação, a TAIS teve mais de 158 milhões de interações. E, em apenas um ano, a empresa aumentou em 15,7% o nível de satisfação com o atendimento humano.

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