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Globoplay, Amazon e OLX: Pix Automático traz confiança e reputação ao meio de pagamento

Executivos dizem que o novo serviço vai trazer mais segurança e abre o mercado potencial dos serviços de assinatura.

O Pix Automático tem objetivo de oferecer pagamentos recorrentes de forma que seja conveniente para pagadores e recebedores. Empresas – que participaram de iniciativa com apoio técnico do Banco Central para entender como seria a implementação dentro da realidade de cada um deles – apontaram que a nova modalidade amplia o alcance do mercado potencial de serviços por assinatura, além de aumentar a segurança e melhorar a experiência do usuário, com redução da fricção. 

O Pix Automático traz, segundo os executivos, o benefício da confiança no meio de pagamento, devido à reputação que o pagamento instantâneo tem no Brasil. Além disso, amplia a capacidade de pagamento alcançando novos usuários e outros meios de pagamento. 

Roberta Ribeiro, líder de experiência do usuário digital da Globoplay, ressaltou que a modalidade era uma grande expectativa para a empresa. “Temos modelo de recorrência de assinatura e ele é um desafio, porque o modelo atual de cartões possui alguns obstáculos nas renovações. Temos a confiança de que o Pix Automático vai trazer uma maior segurança, principalmente, no modelo de negócios”, apontou. 

A inclusão das pessoas que hoje não possuem cartão de crédito para conseguirem assinar serviços — são 60 milhões na estimativa do Banco Central — está no centro dos debates acerca do Pix Automático. “A Globoplay tem o propósito de levar o entretenimento para todos os brasileiros e uma parcela deles a gente não alcança com o crédito. Mas com Pix Automático, acreditamos que conseguimos levar o Globoplay para usuários que não tinham meios para adquirir assinatura. Assim, ampliamos o alcance, fortalecemos a segurança e melhoramos a experiência, porque o Pix Automático traz que tem menos fricção, mais fluida e um processo simples”, analisou a executiva da Globoplay.

Da perspectiva da Amazon, o gerente de produtos de pagamentos Vitor Bittencourt apontou que a nova jornada do Pix Automático vai permitir dar acesso aos serviços por assinatura para população que hoje não tem acesso a crédito. “O Pix Automático vai promover acesso a estes clientes e para nós, empresas, é uma nova gama de clientes ainda não explorados e de uma forma que o cliente se sente seguro ao usar o serviço”, resumiu.  


Para Flávio Aguiar, diretor de soluções financeiras do Grupo OLX, o pix automático representa alternativa no mercado de recorrência. “Transparência, acessibilidade e usabilidade: o advento do Pix Automático traz isso para o mercado. Queremos que no checkout, no fim do dia, os clientes tenham opções boas”, disse. 

Dando uma dimensão do potencial, Giovanni Beviláqua, coordenador de acesso a crédito e investimentos do Sebrae Nacional, ressaltou que a adesão ao pagamento instantâneo foi muito rápida por parte dos pequenos negócios — e muito positiva. “95% dos CNPJs compõem os pequenos negócios e esta turma é responsável por cerca de 80% de todas as operações que são realizadas no mercado de crédito no Brasil. 94% já usam Pix e 77% dizem que é meio principal”, disse Beviláqua, assinalando que isso vai desembocar em melhores condições ao acesso a crédito e impactar a gestão financeira dos negócios. 

Segunda revolução do Pix

A redução de custos é fator determinante para as empresas, assinalou Ailton Aparecido da Silva, líder de produtos pagamentos PJ do Santander, acrescentando que a liquidez no D-zero melhora o fluxo de caixa. Ele disse que o Santander está olhando para empresas de todos os tamanhos na formulação do Pix Automático. “São 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito; o Pix Automático destrava outros meios de negócios que não foram explorados”, apontou. 

O sucesso do produto, no entanto, depende muito do engajamento da sociedade, assim como foi preponderante no lançamento do Pix. “Eu considero o Pix Automático a segunda revolução do Pix, dado todos os benefícios que ele traz para as empresas, tais como simplificação, redução de custos, reduzir a inadimplência. Para as empresas, o apelo é muito grande, mas como elas levam isso para os clientes será fator preponderante”, destacou Ailton Aparecido da Silva. 

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