
O Instagram atingiu 3 bilhões de usuários ativos mensais, reportou o CEO da Meta, dona da rede social, Mark Zuckerberg nesta quarta-feira, 24/9. A última vez que o Instagram tinha divulgado números de usuários tinha sido em 2022, quando chegou a marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais.
A Meta, dona do Facebook e do WhatsApp, comprou o Instagram por US$ 1 bilhão em 2012, uma aquisição que levantou questionamentos sobre a estratégia da empresa, já que o aplicativo de mídia social havia começado apenas com compartilhamento de fotos, sem receita significativa. O crescimento é evidente e já quem projete o Instagram responsável por mais da metade da receita de anúncios do Meta nos EUA em 2025.
Um fator importante que contribui para o sucesso do Instagram é o recurso Reels, lançado em 2020 e que permite aos usuários criar conteúdo curto — um mercado que enfrenta forte concorrência de rivais como o TikTok e o YouTube Shorts, de propriedade do Google. O TikTok, de propriedade da chinesa ByteDance, tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo que o visitam mensalmente, de acordo com dados oficiais divulgados pela empresa.