Carreira

O puxa saco. O queridinho. O sabe tudo. Como lidar com esses perfis?

É possível identificar diferentes personalidades em um mesmo ambiente de trabalho: o workaholic, os introvertidos, os extrovertidos e, principalmente, os “puxa-sacos”. Essa última, entretanto, pode ser encontrada em formas diferentes, segundo explica a consultoria Page Personnel, em reportagem do portal Info Money

Os colegas que possuem esse tipo de personalidade são conhecidos como “queridinho”, “papagaio”, entre outros nomes relacionados à forma como se comportam. Independentemente do nome, segundo a consultoria, eles atrapalham o desenvolvimento dos demais colegas no ambiente de trabalho e, dependendo de como agirem, podem prejudicar a própria carreira.

Segundo o gerente da Page Personnel, Lucas Oggiam, ter um bom relacionamento com os líderes e superiores é saudável, mas isso não faz com que alguns colegas sejam mais importantes que outros. “O profissional precisa ter a ciência de que é avaliado por suas competências técnicas e comportamentais, não por excesso de agrados e bajulações”, disse. Pensando nisso, a consultoria identificou os seis tipos de “puxa-saco” que é possível encontrar no ambiente corporativo. Confira:

O “queridinho”

Segundo Lucas, esse é o colega que fará de tudo para chamar atenção para si e agradar os superiores, inclusive criticar outros colegas na frente do gestor. Ele pretende, com isso, demonstrar senso de liderança.


O “papagaio”

É ele quem vai repetir tudo o que o chefe diz, mesmo que sejam frases prontas, piadas e comentários. Também decora citações de palestrantes famosos.

O “hiperatarefado”

Sempre que um colega precisar de ajuda ele estará sobrecarregado de tarefas, projetos, relatórios e outras atividades. Quando o superior lhe pedir alguma nova tarefa, entretanto, ele estará livre para fazê-lo.

O “sabe tudo”

Eles agem como se tivessem mais conhecimento do que os demais colegas e se vangloriam por isso em tomadas de decisão e reuniões.

O “cérebro blindado”

É reconhecido como um expert em sua função, mas, por ter medo que outras pessoas tenham mais oportunidades que ele, evita compartilhar seu conhecimento com a equipe e demais colegas. Além disso, ele também gosta de mostrar sua experiência na frente dos líderes.

Fonte: Portal Info Money

Botão Voltar ao topo