Desenvolvimento e design atraem mais mulheres para tecnologia
Apesar do mercado de tecnologia ser um universo ainda majoritariamente masculino no Brasil, é cada vez maior o número de mulheres atuando no segmento. Levantamento realizado pela Gama Academy, escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital, aponta que houve um aumento de 50% no número de profissionais capacitadas em áreas de tecnologia em 2019, no comparativo com 2018.
Segundo a pesquisa, as áreas de Desenvolvimento Front-End, UX/UI Design e Growth Hacking foram as que mais tiveram adesão de mulheres ao longo do ano passado. O levantamento tomou como base o número de participantes no Gama Experience, curso de imersão com formato semipresencial da escola que forma profissionais para as áreas de Programação, Design, Marketing e Vendas em até cinco semanas.
Para 2020, o aumento da adesão feminina tende a crescer ainda mais. Nos primeiros programas realizados neste ano para a área de Desenvolvimento, por exemplo, a escola formou 30 mulheres contra 19 no mesmo período em 2019 — um aumento de 57%.
Esse crescente interesse tem relação direta com o incentivo feito por diversas empresas do segmento para aumentar o número de mulheres em seu quadro de colaboradores. A Avanade, empresa especializada em soluções em tecnologia de negócios e serviços gerenciados com percepções inovadoras, com especialização nas tecnologias Microsoft, é um exemplo.
Em fevereiro, a companhia contratou, de uma só vez, 30 desenvolvedoras formadas pelo Avanade Academy 7, programa de estudos desenvolvido em parceria com a Gama. Além de atrair, selecionar e treinar profissionais para a área de desenvolvimento, a iniciativa teve como objetivo alavancar a carreira profissional das alunas e aumentar o número de mulheres líderes na companhia.