Dispara procura por analista de dados e assistente virtual no terceiro trimestre
O índice das áreas de atuação mais procuradas na plataforma de empregos Freelancer.com, que soma mais de 1 milhão de brasileiros, aponta para segmentos de Análise de Dados e a Assistência Virtual como as áreas com maior aumento de projetos significativos do terceiro trimestre.
Esses setores estão obtendo a maior demanda por parte dos empregadores, com um crescimento nesses de 58,9% e 55,6% no período. “Grandes e pequenas empresas ainda estão contratando, mas nem sempre de maneira tradicional. Empresas inovadoras estão cada vez mais buscando mercados de crowdsourcing”, indica a plataforma.
Os números de julho a setembro mostram que em análise de dados as demandas dessa área subiram de 1.114 para 1.770 empregos, demonstrando uma crescente necessidade de empregadores procurarem trabalhadores qualificados para analisar e interpretar dados e assim, identificar tendências emergentes.
De forma semelhante, em assistência virtual o saldo foi de de 7.925 para 12.329, passando do décimo para o segundo maior crescimento de demandas, com tarefas que variam desde a entrada de dados até publicações em mídias sociais.
Outros destaques entre setores mais procurados são Microsoft Office, Digitação de Cópia, e Transcrição.