EUA caçam profissionais para 1,4 milhão de vagas em TI ainda em 2023
Os Estados Unidos acionaram o sinal de alerta para a escassez de profissionais em Tecnologia. Relatório divulgado pela Associação da Indústria de Semicondutores (SIA), produzido pela Oxford Economics, dá conta que existem 1,4 milhão de vagas para serem preenchidas em TIC até o final de 2023 e faltam especialistas.
Na área de produção de chips, uma das apostas do governo Biden, vão faltar cerca de 67 mil trabalhadores até 2030. O levantamento projeta que o setor de semicondutores vai passar de 345 mil empregados para 460 mil até o final da década. O grande senão é que não haverá capacidade de gerar profissionais qualificados para atender a demanda.
Empresas como Intel Corp, Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Ltd e Samsung Electronics Co Ltd já anunciaram que vão solicitar US$ 39 bilhões em subsídios para atender a demanda de abrir unidades de chips no país, com a supervisão do Departamento de Comércio.
O relatório da SIA é bastante sombrio: já faltam e vão faltar mais cientistas da computação, engenheiros e técnicos e as universidades não terão capacidade de suprir a demanda no tempo necessário, uma vez que não houve uma estratégia de longo prazo para atrair o jovem americano para a área de TIC.