LGPD amplia vagas para big data, ciência de dados e machine learning
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) afetará diretamente o dia a dia dos cidadãos tendo reflexos nos setores da TI que utilizam a análise de dados, principalmente aqueles coletados da web, o que exigirá profissionais cada vez mais analíticos e qualificados, revela um levantamento feito pelo IGTI, escola de pós-graduação 100% online para o mercado de tecnologia e tendências de inovação.
O trabalho mostra as cinco profissões que irão transformar o mercado de tecnologia nos próximos anos. Confira as exigências do mercado, quais as áreas de atuação e média salarial de cada função:
Profissional de Big Data e Cientista de Dados
Para atuar nesta área é necessário que o profissional seja multidisciplinar e tenha características autodidatas. É necessário estar apto a realizar análise de dados, lidar com indicadores e buscar insights em grandes massas de dados. A faixa salarial de um cientista de dados está em torno de R﹩ 9 mil no regime CLT. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais exigirá muitos profissionais que trabalham com dados.
Profissional de Machine Learning
Machine learning é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Para trabalhar nesta área o profissional precisa ter um perfil lógico e matemático, multidisciplinar e autodidata para realizar análise de dados, criar automações utilizando recursos da Inteligência Artificial. Em um regime CLT a média salarial para esta função é de R﹩10 mil.
Gestor de Segurança em Tecnologia da Informação
Este é um profissional que irá potencializar a segurança de dados e sistemas de organizações garantindo os requisitos de confidencialidade, disponibilidade e integridade. O profissional deve ser multidisciplinar e autodidata. Além disso é requerido um perfil investigativo para atuar nesta área. A média salarial desta função está entre R﹩ 7 mil e R﹩10 mil em regime CLT.
Gestor de Inovação
Este é o profissional responsável por repensar estratégias de produtos, processos e serviços das organizações, com o objetivo de melhorar o modelo de negócio. É necessário organização e capacidade de análise ágil para este cargo. Atualmente a faixa salarial de um gestor de inovação é em média de R﹩ 8 mil.
Arquiteto e Engenheiro 3D
Um profissional responsável por lidar com realidade virtual e aumentada em diversas áreas do mercado. Para trabalhar nessa área é necessário ter um perfil altamente criativo e inovador, a faixa salarial deste setor da tecnologia é de R﹩ 7 mil.