Linguagem C desbanca Java e Python e assume liderança entre os desenvolvedores
A linguagem C recuperou popularidade durante 2017 no índice da Tiobe, ganhando a designação de Linguagem de Programação do Ano de 2017. Cresceu 1,69 pontos percentuais na sua classificação anual, considerando o registro de Janeiro.O suficiente para derrotar a Python, cuja quota aumentou 1,21% e a Erlang, com ganho de 0,98%.
Vale lembrar que, há cinco meses, a linguagem C estava com a sua classificação bem mais baixa (por volta de 6%). Agora a quota subiu para 11,07% mais uma vez, colocando-a apenas atrás da Java, tendo esta tenha caído 3,05%.
O ressurgimento da linguagem C está possivelmente ligado à popularidade na indústria automobilística, segundo a Tiobe. Em 2016, a linguagem de programação do ano foi a Go (Golang), da Google.
A Tiobe baseia as suas classificações em uma fórmula que considera o volume de pesquisas sobre linguagens em serviços de busca como o Google, Bing e na Wikipedia. Linguagens promissoras como Julia, Hack, Rust e Kotlin sequer entraram para a lista das 30 mais preferidas.
Um grupo de outras linguagens com saltos de popularidade significativos em 2017 inclui a R, que subiu de 16º para o 8º lugar e a Kotlin. Esta evoluiu para a 39ª posição desde a 89ª. Outro destaque é a Erlang, que aparece no 23º lugar depois de estar no 44º há um ano.