AWS investe R$ 500 milhões em Centro de Inovação em inteligência artificial generativa
A AWS lançou o AWS Generative AI Innovation Center, programa criado para ajudar os clientes no desenvolvimento e implementação de soluções de inteligência artificial (IA) generativa. A empresa está investindo R$ 500 milhões, ou US$ 100 milhões nesta iniciativa, que irá conectar os especialistas em IA e aprendizado de máquina (ML) da AWS a clientes ao redor do mundo, no intuito de ajudá-los a conceber, projetar e lançar novos produtos, serviços e processos com foco em IA generativa.
“O Centro de Inovação em IA Generativa faz parte do objetivo da AWS em ajudar todas as empresas a aproveitarem a IA ao fornecer serviços mais flexíveis e mais econômicos”, explica Matt Garman, vice-presidente sênior de Vendas, Marketing e Serviços Globais da AWS.A equipe do Centro de Inovação, composta por estrategistas, cientistas de dados, engenheiros e arquitetos de soluções, irá trabalhar passo a passo com os clientes para desenvolver soluções personalizadas que possam aproveitar o poder da IA generativa.
Os engajamentos irão fornecer estratégia, ferramentas e a assistência necessária para os clientes utilizarem os serviços de IA generativa da AWS, incluindo o Amazon CodeWhisperer, ferramenta de codificação alimentada por IA, e o Amazon Bedrock, serviço totalmente gerenciado que cria modelos fundamentais (FMs) da AI21 Labs, Anthropic e Stability AI, juntamente com a família de FMs da Amazon, o Amazon Titan, acessível por meio de uma API.
Eles também podem treinar e executar seus modelos utilizando infraestrutura de alto desempenho, incluindo as instâncias Amazon EC2 Inf1 com tecnologia AWS Inferentia, as instâncias Amazon EC2 Trn1 com tecnologia AWS Trainium e as instâncias Amazon EC2 P5 com GPU NVIDIA H100 Tensor Core. Além disso, podem construir, treinar e implantar seus próprios modelos com o Amazon SageMaker ou usar o Amazon SageMaker Jumpstart para implantar alguns dos modelos de linguagem de grande escala e mais populares atualmente, incluindo os modelos da Cohere, como o Falcon 40B do Technology Innovation Institute e o BLOOM da Hugging Face.
Um dos clientes globais que irão se beneficiar do lançamento do Centro de Inovação é a Lonely Planet. Há quase 50 anos, a empresa tem o compromisso de ajudar as pessoas a experimentarem o prazer de viajar. “Estamos sempre buscando maneiras de aproveitar a nova tecnologia e atender às demandas dos viajantes”, disse Chris Whyde, vice-presidente sênior de Engenharia e Ciência de Dados da Lonely Planet.