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AWS, MS e Google: Hiperescaladores mudam oferta de TI

Além da ascensão dos marketplaces em nuvem, as mudanças na distribuição de TI em 2023 sugerem que mais fornecedores (principalmente em segurança cibernética e software) buscarão alavancar mercados hiperescaladores – liderados por AWS Marketplace, Microsoft Commercial Marketplace e Google Cloud Marketplace – como um canal para o mercado, para capitalizar as tendências de aquisição e os benefícios atraentes oferecidos pelos hiperescaladores.

Até 2025, a Canalys prevê de forma conservadora que quase um terço das aquisições nos marketplaces serão feitas por meio de parceiros de canal em nome de seus clientes finais. À medida que os mercados de nuvem hiperdimensionais assumem um papel de distribuição maior, uma parte crescente dessa receita será desviada dos distribuidores de tecnologia estabelecidos. Até 2025, a Canalys prevê que o AWS Marketplace será uma força líder na distribuição global de TI e um dos 10 principais distribuidores de TI na EMEA por receita.

Isso aumentará a urgência para que os distribuidores legados respondam em seus próprios modelos de negócios, principalmente à medida que o crescimento continua se distanciando dos PCs e produtos de consumo. O crescimento do hardware de infraestrutura via distribuição será reforçado pela melhoria da oferta em 2023, a demanda latente por modernização da infraestrutura e inflação contínua. Mas, na realidade, os distribuidores estão respondendo por uma parcela cada vez menor das remessas de infraestrutura à medida que mais servidores e armazenamento são consumidos diretamente por grandes hiperescaladores.

A consolidação liderada por aquisições será um caminho para o crescimento de grandes distribuidores regionais e globais (apoiados por investimentos financeiros de proprietários de private equity). No entanto, os distribuidores devem fortalecer suas propostas de valor para fornecedores e canais para parceiros à medida que a mudança para SaaS, assinaturas e nuvem se acelera.

Isso pode ser um desafio para os distribuidores legados, que são limitados por modelos de negócios e estruturas financeiras estabelecidos. Embora muitos dos principais distribuidores – TD SYNNEX, Ingram Micro, Arrow, ALSO e outros – tenham investido pesadamente na construção de seus próprios mercados de nuvem, muitos deles falharam em acompanhar as demandas por faturamento, integração e gerenciamento avançados.


Esses players também continuam fortemente dependentes da escala de volume em segmentos de produtos em desaceleração, muitos dos quais estão passando por quedas acentuadas após o boom liderado pela pandemia. Eles agora estão priorizando investimentos em segmentos de maior crescimento, como segurança cibernética, rede, nuvem e software – inclusive por meio de aquisição.
No entanto, em muitos casos, eles estão sendo superados em termos de crescimento por players mais especializados, como Exclusive Networks, Computer Gross e Infinigate, que possuem expertise e capacidade de serviços profissionais em áreas de alto crescimento, como cibersegurança e serviços em nuvem, o que permite para diferenciá-los dos mercados hiperdimensionais – e players mais novos, como Pax8, NextGen e Sherweb, que surgiram com fortes vendas on-line e mecanismos de cobrança automatizados para oferecer suporte a parceiros de segundo nível que migram para serviços gerenciados e assinaturas.
Esses players podem não ter a escala e o domínio de canal dos principais distribuidores de linha ampla, mas sua agilidade, flexibilidade e falta de restrições herdadas estão permitindo que alguns se expandam rapidamente, atraindo parceiros de canal e novas parcerias de fornecedores.

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