Big data: Brasil deve elevar investimento em 25% este ano
Os presidentes americanos Barack Obama e Donald Trump foram eleitos graças ao big data. As campanhas de ambos os políticos utilizaram dessa estratégia tecnológica para analisar o perfil dos cidadãos em redes sociais e, a partir desses dados, criar um direcionamento mais correto para seus objetivos.
Na Copa de 2014, o resultado de 7 x 1 da Alemanha contra o Brasil, que levou os alemães à vitória no torneio, também teve contribuições do big data: em seus treinamentos, a seleção alemã usava de análise de dados de seus jogadores e adversários, substituindo vídeos e falas da comissão técnica por números.
Os dois cases internacionais foram utilizados por Bruno Russo, integrante da unidade de negócios da Localweb Corp, na abertura do último webinar promovido pela Assespro-SP (Associação das empresas Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional de São Paulo), para ilustrar a importância e abrangência do uso do big data, atualmente.
No ambiente empresarial brasileiro, Russo destacou que o investimento nessa tecnologia por parte das empresas nacionais irá aumentar em 25% no ano de 2018, de acordo com pesquisa realizada pelo Gartner no País. “O movimento que as empresas estão fazendo hoje é investir em cada vez menos em infraestrutura e cada vez mais em dados. São empresas com essa postura que oferecem produtos e serviços muito aderentes ao seu público, chegando com sucesso aos seus objetivos”, destaca Russo.
Entre as vantagens do uso do big data, de acordo com o especialista, estão criações de produtos e serviços mais assertivos para o público-alvo, com soluções exclusivas e customizadas tanto para pequenas e médias empresas, como em grandes corporações. Para o projeto dar certo em cada caso, Russo destaca a importância do uso de técnicas e profissionais específicos para análise de dados, com a aplicação de algoritmos corretos.
Outra indicação do especialista é que a execução do big data seja feita em cloud, expandido a capacidade de mobilidade e uso dos dados. Para o sucesso do investimento em big data, o especialista da Localweb Corp sugere que a empresa tenha um centro de excelência dedicado ao assunto, que inclua profissionais de habilidades mistas.
O webinar completo pode ser acessado na página da Assespro-SP.
* Fonte- Assespro-SP.