Cloud

Big data: Órgãos federais já podem contratar Serpro e Dataprev para cruzar dados

O governo relançou nesta segunda-feira, 16/4, sua ferramenta de Big Data, o Govdata, por meio do qual os órgãos públicos têm acesso e a possibilidade de fazer cruzamento com informações de outros entes da administração federal. Até aqui são 14 bases de dados já disponíveis, mas outras seis deverão ser incluídas nos próximos meses.

“Os órgãos já podem procurar Sepro e Dataprev para com elas assinar os contratos de uso dos dados. O Ministério do Planejamento está coordenando a carga das bases de dados de forma centralizada. Já foram definidas 14 e outras seis já estão anunciadas. É uma plataforma para problemas comuns e deve ser utilizada sempre que a análise de dados seja um requisito”, diz o secretário executivo do Planejamento, Gleisson Rubin.

Nas 14 bases já disponíveis para cruzamento estão sistemas do governo para RH, organização, convênios, fornecedores, administração (Siape, SiapeDW, Siorg, Siconv, Sicaf, Siasg), compras públicas (Comprasnet, Siasgnet), diárias e passagens, óbitos (Sisobi), Rais, Caged (empregados), BCP (prestação continuada) e a maciça do INSS.

“O Govdata funciona como uma estrutura central de bases de dados, para onde vão todas as bases de interesse de todos os ministérios que precisem de cruzamentos para suas políticas. Apenas nessas 14 primeiras bases de dados estão 7,4 bilhões de registos, 64,8 terabytes de informação”, afirma Rubin. Segundo ele, nos próximos três meses entram CPF e CNPJ, CNH e Renavam, Cadastro Único dos programas sociais, cartão nacional de saúde e a folha de pagamento do seguro desemprego.


Botão Voltar ao topo