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Capgemini elege Brasil para 1º Centro de Excelência para Digital e Cloud na América Latina

O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar um Centro de Excelência (Center of Excellence, da sigla em inglês CoE) para Digital & Cloud no Brasil da Capgemini. Os valores investidos na iniciativa não foram revelados, mas a unidade, localizada em São Paulo, terá uma infraestrutura focada em provas de conceito, demonstrações e apresentações, e um data center dedicado, para clientes de todo o Brasil de diversos setores, como serviços financeiros, seguros, bens de consumo e varejo, entre outros.

“As empresas querem transformar as novas tecnologias como Internet das Coisas e o próprio Big Data em oportunidades de negócios. Elas sabem que a migração para a transformação digital é absolutamente crucial, mas ainda precisam entender os novos modelos de negócios”, afirma em entrevista ao Convergência Digital, o diretor da Capgemini no Brasil, Daniel Rocha.

O executivo observa que o momento, hoje, em segmentos com o financeiro e o de varejo, por exemplo, é o de renovar o modelo operacional e o relacionamento com o cliente. “Não dá mais para empurrar produtos. É preciso entender o cliente e perceber o momento certo de fazer a ação. Toda essa percepção vem da análise dos dados e aqui no Brasil, bancos e varejo já estão cientes e investindo”, diz Rocha, lembrando que outra área relevante é o uso dos dados para a detecção e prevenção de fraudes.

Segundo a Capgemini, hoje, mais de 30 grandes clientes utilizam as soluções oferecidas pelo CoE. “Temos percebido a necessidade de mudar em companhias de todos os portes”, destaca Daniel Rocha. Cloud computing, Insights & Data, Digital Customer Experience (experiência digital do consumidor – da sigla em inglês DCX) e Mobilidade, assim como Cybersecurity, Inteligência Artificial, Internet of Things (Internet das Coisas – da sigla em inglês IoT) e Agile Development (desenvolvimento ágil – da sigla em inglês DevOps) estão entre as principais soluções disponíveis no centro.

Atualmente são 120 profissionais dedicados à unidade, mas o objetivo, conta ainda o diretor da Capgemini, é dobrar esse número o quanto antes. “Teremos as demandas dos projetos, mas estamos investindo muito na formação desse profissional, com parcerias com instituições de ensino, voltado para o digital. Ele tem um perfil diferenciado uma vez que une o negócio à tecnologia”, completa Daniel Rocha. Os valores investidos para a criação do Centro de Excelência no Brasil não foram revelados.


O Centro de Excelência também realizará projetos a partir da metodologia Accelerated Solutions Environment (ASE), que alinha todos os envolvidos em torno de um desafio de negócio – executivos, clientes, fornecedores, especialistas, entre outros – para tomar, em apenas alguns dias, uma decisão que poderia levar meses. O ASE já foi utilizado por mais de 600 clientes no mundo, por meio de mais de 3 mil reuniões.

Para apoiar a estratégia de negócios da Capgemini Brasil em Digital & Cloud, a empresa realizou recentemente a Pesquisa de Maturidade Digital, que auxilia no melhor entendimento da transformação digital em diversos setores – incluindo serviços financeiros que atualmente é um dos mais comprometidos em percorrer essa jornada.

De acordo com a pesquisa, 57% das empresas desse mercado estão promovendo as mudanças culturais necessárias para a transformação digital e 59% afirmam que estão recebendo os investimentos necessários para promover a transformação digital de seus negócios. O setor de serviços financeiros também apresenta um dos níveis mais altos de engajamento da alta direção (60%) em promover uma visão do futuro que envolva o uso das tecnologias digitais.
 

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