Dell EMC: Modernização dos data centers passa pelo uso da tecnologia all-flash
Até muito recentemente, os custos das tecnologias all-flash de armazenamento impediam uma maior adoção delas pelas empresas. Mas o ano de 2016 foi o ponto de inflexão de custos, na opinião de Luiz Schmitt, líder de vendas da área de armazenamento da Dell EMC Brasil. Para ele, desde então, as soluções all-flash estão no mesmo patamar de valor que as soluções de armazenamento híbrido.
“A IDC aponta que 10% das empresas estão totalmente em all-flash e 80% têm um plano para chegar lá. É um caminho sem volta”, destacou Schmitt, durante evento da Dell EMC, realizado nesta terça-feira, 21/03. A fornecedora aposta que agora, com os custos no mesmo patamar, as companhias vão partir para modernização de seus data centers usando a tecnologia de armazenamento all-flash. Schmitt destacou que uma infraestrutura moderna tem foco na tecnologia flash, devido às vantagens competitivas de deixar a empresa preparada para um rápido e não previsto crescimento.
Competição
A corrida para abocanhar mercado tem levado diversas fornecedoras a fazer transações de aquisições e parcerias. No início de março, a Hewlett-Packard Enterprise anunciou oferta de USD 1,09 bilhão para comprar a Numble Storage em um movimento para incrementar sua oferta de data center all-flash. Já a Cisco e a Pure Storage anunciaram aprimoramento na plataforma de data center FlashStack.
O último relatório trimestral da IDC Worldwide Quarterly Enterprise Storage Systems Tracker, divulgado em março deste ano, coloca a Dell EMC como líder do mercado de armazenamento, com market share global de 32,9% no quarto trimestre de 2016, seguida da HPE (10,2%), IBM (10,1%), NetApp (10%) e Hitachi (7%). De acordo com a consultoria, o faturamento mundial com sistemas de armazenamento caiu 6,7% no 4T2016, totalizando USD 11,1 bilhões.
Em nota, a pesquisadora Liz Conner destaca que, apesar da retração, as companhias continuam aumentando seus investimentos em áreas-chave como armazenamento definido por software (software-defined storage), armazenamento baseado na nuvem (cloud-based storage), sistemas de armazenamento all-flash (all-flash storage systems) e sistemas convergentes. Como resultado, Conner diz, os fornecedores estão alinhando seus portfólios para atender à mudança das demandas.
Com relação à tecnologia all-flash, a IDC aponta que all flash array (ARA) gerou perto de USD 1,7 bilhão de faturamento no quarto trimestre de 2016, um aumento de 61,2% na comparação anual com o 4T2015. O segmento de hybrid flash array (HFA) continua sendo o segmento com maior representatividade: 38,4% de market share e USD 2,5 bilhões de faturamento.