FICO compra consultoria brasileira e reforça time de cientistas de dados
Um time reforçado de cientistas de dados para avançar no uso de análises preditivas nas decisões operacionais. Esse foi um dos fatores que fizeram a FICO a comprar a empresa brasileira GoOn, que atua em consultoria de gestão de risco. Os valores da transação não foram revelados. Em entrevista ao Convergência Digital, o diretor da FICO para a América Latina, Alexandre Graff, diz que a aquisição abre novas fronteiras, especialmente, a do setor varejista.
“Estamos apostando muito no crescimento dessa vertical em 2019 e a GoOn completa muito o nosso portfólio e nos dá um time de cientistas de dados que nos coloca em situação diferencial”, acrescenta Graff. Fundada em 2002, a GoOn fornece consultoria de risco para todo o ciclo de vida do crédito ao consumidor. A companhia conta com clientes dos setores de serviços bancários, varejo, cartões de crédito, empréstimos estudantis, seguros e imobiliários. Além disso, a empresa já treinou mais de 12 mil profissionais de gestão de crédito em empresas brasileiras. Os consultores e demais funcionários da GoOn continuarão como parte da FICO.
Graff comemora ter quintuplicado seus negócios no Brasil e na América Latina desde 2013, quando foi criada a divisão, apesar das turbulências econômicas e políticas. Indagado se a GoOn seria incorporada e teria a sua marca eliminada, Graff diz que o objetivo da aquisição não foi esse. “Será uma unidade de negócios. Não compramos para ‘matar’, mas, sim, para termos mais musculatura. Nossa expectativa é de manter o crescimento de dois dígitos na região”, completa o executivo.