Huawei se une a 22 instituições para capacitar mão de obra em nuvem, IA e 5G
A Huawei iniciou parceria com 22 instituições de ensino superior e técnico, de todas as regiões do país, para ofertar cursos do seu programa ICT Academy. As formações variam entre três temas: capacitação em 5G, inteligência artificial (IA) e Nuvem. O ICT Academy, programa de educação sem fins lucrativos da Huawei, é um aliado na trajetória de educação da sociedade. Junto às instituições parceiras, a Huawei Brasil está empenhada em disseminar conhecimento e impactar positivamente a vida dos brasileiros. Os cursos terão datas distintas de inscrição ao longo deste ano.
Curso para capacitação em Cloud Services
Os serviços em nuvem atualmente estão cada vez mais demandados pelo mercado. Os serviços da Huawei Cloud contemplam armazenamento, bases de dados, big data, migração, segurança e serviços de aplicações. As novas tecnologias (IA, IoT e 5G) aceleram o processo de migração e a nuvem, em troca, fornece plataformas de computação úteis e fáceis de serem utilizadas para promover a implementação dessas tecnologias inovadoras. Para esse tema, as instituições com o curso disponível são: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); SENAI — Minas Gerais e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Curso para capacitação em Inteligência Artificial
O curso de Capacitação Artificial Inteligence (Certificação HCIA IA 3.0) promoverá o conhecimento sobre desenvolvimento e configuração de ferramentas com uso de técnicas de inteligência artificial. O aluno que concluir o curso terá certificado suas habilidades sobre linguagem básica de programação em IA, Deep Learning, reconhecimento de imagem, reconhecimento de fala e matemática. A inteligência artificial contribui para o aumento da automação em diferentes tarefas e será cada vez mais necessária com o avanço da Economia 4.0, futuro do mercado internacional.
As instituições de ensino responsáveis por cursos dessa temática são: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO); Instituto Federal do Sergipe (IFSE) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
Curso para capacitação em 5G
O curso para capacitação em 5G é voltado para estudantes e profissionais com conhecimento básico em informática e tecnologia. Segundo dados da Brasscom, em 2021 foram gerados 198 mil empregos em TI, e o setor empregou 1,9 milhão de pessoas. O mercado de TIC foi responsável por 129 mil desses novos empregos e por 1,09 milhão de empregados. E, mesmo com isso, o déficit de mão de obra pode chegar a 800 mil até 2025.
As instituições de ensino que oferecem o curso sobre o tema são: Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).