Jeff Clarke, Dell: “Empresas querem negócio com IA. Não querem saber quem vai mandar”
Depois de dizer que o ChatGPT não seria um padrão global para Inteligência Artificial, a Dell amenizou o discurso, sem, no entanto, poupar ironias com a massificação do uso do ChatGPT. Em sua apresentação nesta terça-feira, 23/05, no Dell World Technologies 2023, em Las Vegas, o COO, Jeff Clarke, ironizou bastante a ferramenta. Para ele, os grandes modelos de linguagem não são eficientes para quem quer fazer negócios. “O GPT-4 tem trilhões de parâmetros, mas você raramente precisa de um dado que está em um livro de cem anos atrás”, disparou.
Ao ser indagado pelo Convergência Digital, onde a Dell está diante do embate de gigantes da tecnologia pela liderança no desenvolvimento da Inteligência Artificial, Jeff Clarke foi incisivo: a Dell será a infraestrutura e não vai entrar em disputas por quem faz mais. “Na verdade, tudo começa com os dados. Os consumidores querem usar Inteligência Artificial para melhorar seus negócios, seus resultados. Caberá a nós, Dell, facilitar ao máximo para que o acesso ao dado seja ágil e eficiente. Isso que queremos”, observou.
Clarke lembrou que os consumidores, que ao final são os que decidem a compra de tecnologia, estão muito preocupados com os seus dados e temerosos de abrir mão das suas infraestruturas on-premises. E essa tendência não é a que a Dell defende, já que a companhia quer ser a orquestradora das multiclouds. “A verdade é que quem fizer em casa vai ter de enfrentar uma série de desafios em relação à segurança e à privacidade de dados. Nós queremos mostrar que multicloud é viável e segura”, reforçou.
O COO da Dell aproveitou para anunciar uma parceria, batizada de projeto Helix, com a NVDIA, também na esteira de consolidação de estratégia. O objetivo é simples: implantar IA generativa nas empresas. “O Projeto Helix oferece às empresas modelos de IA criados especificamente para ganhar valor com as imensas quantidades de dados subutilizados hoje”, reforçou Clarke. Na prática, o projeto Helix oferece suporte a todo o ciclo de vida de IA generativa – desde a infraestrutura, provisionamento, modelagem, treinamento, ajuste fino, desenvolvimento e implantação de aplicativos, para implantar a inferência e simplificar os resultados.
Regulação
A Dell não é reguladora e vai cumprir todas as regulações existentes no mundo, sustentou Jeff Clarke. Mas teme que tantas ações regulatórias- para evitar o uso errado da IA – possa vir a fazer com que as empresas voltem a ter seus dados dentro de casa. “Seria o caminho mais fácil de evitar a regulação. O meu dado, na minha casa, para o meu negócio”, comentou o CTO da Dell, John Roese.
Ana Paula Lobo viajou a Las Vegas, a convite da Dell Brasil