Cloud

Omid Solutions avança com datacenter como serviço

Provedora de serviços contratou soluções da Huawei como serviço, através da WDC Networks, para atualizar e melhorar a eficiência energética de suas instalações.

A provedora de serviços de cloud, Omid Solutions, incrementou a sua infraestrutura de energia e refrigeração de seu datacenter com soluções Huawei fornecidas pela WDC Networks. Empresa 100% nacional, a Omid Solucions tem sede em Barueri (SP) e mantém um segundo datacenter no Rio de Janeiro (RJ).

Após pesquisas de mercado, a Omid optou pela solução Digital Power Datacenter da Huawei, indicada pela WDC, que inclui equipamentos como Uninterruptible Power Supply (UPS) e gerador, entre outros, num formato comercial que substitui o Capex (capital expenditure) por Opex (operational expenditure). Essa troca promove facilidades fiscais e de disposição de investimentos de forma mensal, ao invés de um grande aporte inicial para aquisição. Para a Omid a modalidade “as a service” foi a melhor alternativa.

“A decisão revelou-se altamente estratégica, pois a opção por amortizar o investimento em parcelas mensais resultou em uma economia significativa de recursos, os quais serão realocados de maneira estratégica para fortalecer ainda mais as operações da Omid Solutions. Ao escolher a abordagem de Hardware as a Service (HaaS), garantimos a eficiência energética essencial para o crescimento sustentável da empresa, assegurando um fornecimento contínuo de energia, mesmo diante de eventuais falhas por parte da concessionária”, destaca Ricardo Araújo, head de operações da Omid.

Instalação e inicialização rápidas

No espaço de um mês – entre julho e agosto de 2023 – a Omid firmou contrato com a WDC e implementou em seus datacenters a UPS do Digital Power Datacenter, além de um sistema de refrigeração para o datahall exclusivo que mantém para um de seus clientes.


Para Araújo, a UPS Huawei possui um excelente custo-benefício com relação ao espaço físico, pois em poucos metros quadrados é possível colocar muita potência de energia. Além disso, sua entrada em operação aconteceu em menos de dez minutos após todo equipamento conectado. “Ver tudo funcionar tão rapidamente, quase como um plug and play foi fantástico, uma grata surpresa. Isso nos deu a certeza de que acertamos na escolha do equipamento”, aponta o COO.

Refrigeração dedicada ao datahall

Quanto à atualização na climatização do datahall, a Omid adquiriu duas máquinas digitais com tecnologia embarcada da Huawei, para contar com um equipamento a mais de redundância, e conseguiu reduzir em 33% a demanda por espaço enquanto aumentou em 35% a capacidade de resfriamento.

Ou seja, ocupou menos espaço com mais potência de refrigeração e menor consumo energético. Tudo isso no modelo ‘As a Service’, sem precisar dispender grande soma para aquisição ou linha de financiamento. Ricardo Araújo reitera que o valor de Capex poupado com a contratação via ‘Huawei as a Service’ já está sendo redirecionado e irá acelerar outros projetos de expansão da Omid Solutions.

Botão Voltar ao topo