Cloud

Operadoras pedem passagem na economia das APIs

A GSMA anunciou nesta segunda-feira, 28/02, ao abrir o Mobile World Congress 2023, a iniciativa batizada de GSMA Open Gateway, uma estrutura de interfaces programáveis de aplicativos (APIs) de rede universal, projetada para fornecer acesso universal para as redes de operadoras para desenvolvedores.

Ecossistema nasceu com o apoio de 21 operadoras de rede móvel, com 3,8 bilhões de assinantes, no que o Mats Granryd, diretor geral da GSMA, definiu como um novo patamar na forma de o setor criar e fornecer serviços em um mundo de economia API. A novidade é que as gigantes de cloud: AWS, Google Cloud e Azure, da Microsoft são parceiras da iniciativa.

De acordo com a GSMA, já existem 8 APIs compartilhadas na plataforma Open Gateway e todas estão disponíveis para desenvolvedores acessarem recursos de rede aprimorados, conduzidos pela Linux Foundation em colaboração com a GSMA. Para José María Pallete, Chairman da GSMA e CEO da Telefônica, o GSMA Open Gateway permitirá pontos únicos de acesso às redes ultra bandalarga e servirá para catalisar as inovações como Web3.

“Ao aplicar o conceito de interconexão para operadoras à economia de API, os desenvolvedores vão criar serviços para áreas como identidade, segurança cibernética ou cobrança, com o potencial de integração com todas as operadoras do mundo. Esta é uma mudança profunda na forma como projetamos e fornecemos serviços”, afirmou Mats Granryd, Diretor Geral da GSMA. “Em 1987, representantes de 13 países trabalharam juntos para harmonizar os serviços de voz móvel e permitir o roaming, e acredito que 35 anos depois, o GSMA Open Gateway tem o potencial de oferecer um impacto semelhante para os serviços digitais”, completou.


*Ana Paula Lobo viajou a Barcelona a convite da Huawei do Brasil

Botão Voltar ao topo