Cloud

Xertica leva serviços de IA às prefeituras e ao poder judiciário

Ser o mais simples e eficiente para o mercado. Com essa estratégia, a Xertica, que recém-desembarcou no Brasil como distribuidora exclusiva do Google Cloud, vai usar ferramentas como o Doc AI, ferramenta de inteligência artificial do Google aplicada à digitalização de processos, para atender as demandas de prefeituras e do poder judiciário, que ainda possui um grande volume de papel.

O objetivo é permitir a digitalização desse ‘papel em excesso’ usando o smartphone, o tablet ou outra ferramenta de baixo custo. “Queremos que a tecnologia simplifique, não complique e dê rapidez à prefeitura”, observa o líder da Xertica no Brasil, Alfredo Deak.

Outra ferramenta também em destaque é o DialogFlow – o bot do Google que permite ligações com centrais telefônicas. Essa solução possibilita automatizar o atendimento ao cidadão pelo serviços como 156, 192, 100, além de levar o serviço para outros canais como o WhatsApp e redes sociais.

O AppSheet é a ferramenta transformacional, que permite ao agente público desenvolver seus Apps em smartphones, porém mantendo os padrões e governança pela área de TI, tudo sem código fonte e com muita inteligência artificial embarcada além das integrações com DocAI, Dialogflow e Google Workspace.

A ideia é tirar a complexidade da instalação do bot para as gestões municipais. “Sem o código fonte, podemos automatizar um sistema e levá-lo para outros canais sem que a prefeitura tenha de ter uma equipe de TI. Será sempre como serviço”, exemplifica Deak.


Investidores

Com o objetivo de ser a maior distribuidora Google Cloud do Brasil, replicando o mesmo movimento que já fazem na América Latina, a Xertica vai buscar investidores brasileiros para consolidar a presença no país.

“Investimos US$ 1 milhão para construir o nosso pilar no país, mas queremos mais e a rodada de investimento é um passo importante. Muito se discute infraestrutura como serviço, mas há um enorme potencial de mercado com software a conquistar aqui no Brasil. E usar plataforma ágil e simples, é o caminho”, completa o executivo.

A rodada de investimento – ainda a ser marcada – servirá para a Xertica ir além do mercado inicial – prefeituras e poder judiciário – e avançar no varejo, na educação, nas empresas nativas digitais e no mercado financeiro.

Botão Voltar ao topo