Juarez Quadros: Na briga das big teles com as big techs, o usuário não pode pagar a conta
Na briga das big teles com as big techs, o usuário não pode ser o que vai pagar a conta. A advertência é do ex-ministro das Comunicações e ex-presidente da Anatel, Juarez Quadros. Segundo ele, a questão é complexa porque as operadoras querem ter remuneração sobre o que foi investido e querem cobrar dos provedores de conteúdo.
“Mas a verdade é que as big teles precisam das big teles. Um precisa do outro e uma solução precisa acontecer. Esse é um problema que não é do Brasil apenas. Ele acontece no mundo”, diz. Quadros concorda com a cobrança feita pelo atual presidente da Anatel, Carlos Baigorri, de ter propostas efetivas à mesa. “Ele tem toda a razão. Não há muito mais tempo”, adiciona.
Sobre o zero rating, Quadros diz que houve uma subavaliação quando ele foi concedido e, agora, há uma revisão de estratégia. E aqui, de novo, as big teles e as big techs precisam se entender sem mandar a conta para o usuário. Uma questão importante é o fim das concessões. “Essa é uma ação urgente. Há uma conciliação no TCU. O ideal é que ela se concretize”. Assistam a entrevista com Juarez Quadros.