A Anatel iniciou nesta terça-feira (15/7) uma campanha nacional de conscientização sobre os riscos da pirataria e o uso de equipamentos sem homologação. Com o mote: Se é pirata, é cilada, a ação, que integra o Plano de Ação de Combate à Pirataria 2025-2026, busca educar o público sobre os perigos de produtos irregulares, como celulares, drones e TV Boxes não certificados.
O conselheiro diretor da Anatel, Alexandre Freire, líder das ações antipirataria na Agência, destacou que a falta de homologação expõe os consumidores a riscos graves. “Equipamentos que não passam pelos testes exigidos pela regulamentação podem apresentar falhas técnicas, superaquecimento e até explosões, colocando em risco a segurança das pessoas e a integridade das redes de telecomunicações”, alertou.
Já a superintendente de Fiscalização, Gesiléa Teles, reforçou o alerta com uma mensagem direta: “A pirataria é o barato que pode sair muito caro. Produtos sem certificação podem causar danos irreparáveis, desde perdas financeiras até acidentes domésticos com resultados fatais”.
O lançamento da campanha será marcado pela veiculação do primeiro vídeo educativo, focado nos perigos de adquirir celulares não homologados. O material explica que aparelhos irregulares, além de não cumprirem normas técnicas, podem, inclusive, superaquecer ou explodir devido a componentes de baixa qualidade.