Capgemini: papel dos provedores mudou com a transformação digital

A transformação digital trouxe uma facilidade muito maior para a contratação de serviços de terceiros. E essa própria facilidade possibilita que diferentes áreas de uma mesma organização interajam simultaneamente com diferentes fornecedores. Um ganho que traz em si novos dilemas.

“O papel dos provedores de serviço depois da transformação digital é ajudar o cliente a também organizar os diversos provedores de serviço. Há um numero maior de provedores e de iniciativas acontecendo ao mesmo tempo. Departamentos com iniciativas paralelas e independentes podem ter recursos a serem compartilhados, problemas comuns com soluções a serem compartilhadas”, afirma o arquiteto de Soluções da Capgemini, Igor Munhoz.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Ciab 2018, realizado de 12 a 14 de junho, em São Paulo, ele lembrou a computação em nuvem como exemplo claro desse movimento. “Todos já usam serviço de nuvem. O novo problema são provedores separados, com custos separados, níveis de serviço e usos separados. Pela própria praticidade, áreas de negócios distintas acessam diretamente provedores externos. Isto gera um problema de controle financeiro e dificuldade de manter uma mesma estratégia, além da segurança.”

Segundo Munhoz, “a transformação digital resolve um pouco da ‘bagunça’ na gestão da tecnologia, do patrimônio, do software e das pessoas, hoje muito mais automatizada. Mas traz a dificuldade de ter e usar mais escolhas. A nova ‘bagunça’ é gerenciar essas várias soluções ao mesmo tempo.


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