
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados publicou nesta quinta, 29 de maio, duas resoluções no Diário Oficial da União criando estruturas internas dedicadas à segurança da informação e à gestão de riscos cibernéticos.
A Resolução CD/ANPD nº 26/2025 institui o Comitê de Segurança da Informação, órgão permanente que terá a função de assessorar o Conselho Diretor da ANPD e deliberar sobre temas relacionados à Política Nacional de Segurança da Informação e às práticas de segurança aplicáveis à autoridade.
O comitê terá como funções propor diretrizes para a política de segurança da informação, acompanhar a aplicação das medidas de proteção e sugerir ações para reduzir possíveis ameaças.
Já a Resolução CD/ANPD nº 27/2025 institui a ETIR, que terá como funções monitorar ameaças em tempo real, gerenciar a resposta a incidentes de segurança e garantir que os protocolos de gestão de riscos sejam seguidos pela autarquia.