Gesac vai instalar 16 pontos de conexão na fronteira com a Venezuela
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações informa que vai ativar, até a próxima semana, 16 pontos de conexão do programa Gesac na região de Pacaraima (RR), na fronteira do Brasil com a Venezuela. O Tribunal de Contas da União mantém o satélite da Telebras fora do programa de inclusão digital, mas abriu exceção para 98 pontos em Roraima por conta da situação dos imigrantes venezuelanos.
Segundo o MCTIC, de imediato, serão ativados 16 pontos Gesac no município de Pacaraima, em locais como postos da Polícia Rodoviária Federal, hospitais, postos de saúde, abrigos de refugiados e pontos de imunização. A definição desses pontos que vão receber conexão atende a uma demanda estabelecida pelo Comitê Federal de Assistência Emergencial, coordenado pela Casa Civil.
De acordo com o Ministério, as antenas já estão na região e devem ser instaladas até a próxima semana para garantir a conexão à internet. Além disso, o MCTIC já encaminhou para a região de Pacaraima 100 computadores doados pelo programa Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Os equipamentos serão instalados em escolas e postos da Operação Acolhida, realizada na fronteira.
* Com informações do MCTIC