Gestão: Só 12 estados vão emitir nova carteira de identidade no prazo
O Ministério da Gestão sinalizou nesta quarta, 18/10, que a maioria dos estados não vai conseguir respeitar o prazo do decreto presidencial que fixa em 6 de novembro a data para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.
Segundo afirmou a ministra Esther Dweck em entrevista à EBC, 2 milhões de carteiras já foram emitidas.
“Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já estão com capacidade de emissão mais ampla e vão passar a emitir unicamente a nova carteira a partir do mês que vem. Os outros ainda estão no processo de migração e têm alguns estados que ainda não conseguiram emitir”, disse a ministra.
Esther Dweck ressaltou a longa trajetória do documento único e disse que o novo modelo de documento facilita a integração de informações e o acesso a serviços públicos.
“A carteira tem um QR Code que dará acesso às informações sobre o cidadão e em breve vai integrar outros documentos, como carteira de motorista, cartão do SUS, CadÚnico, uma série de serviços estarão associados a essa carteira. Estamos trabalhando nesse processo de migração. A CIN é um ganho, não apenas de segurança, mas de cidadania para a população brasileira”.